quinta-feira, 26 de maio de 2011

Cartaz, utilize-o de forma eficiente



Criando um Cartaz

O cartaz é uma peça tão importante quanto qualquer outra. È um meio de divulgação, que deixou um marco na história. Os primeiros cartazes eram feitos manuscritos a mão e não possuía imagens, aos poucos com muita criatividade foram explorando desenhos, até surgirem cartazes desenhados. Hoje com a tecnologia já se pode utilizar cores a vontade com imagens e produção em grande tiragem.
Neste artigo falarei apenas sobre os cartazes utilizados para serem fixados nos pontos de venda e tantos outros lugares, onde eles possuem a finalidade de divulgar e vender o produto/serviço. Em outros artigos falarei mais sobre cartazes de grandes formatos, mais conhecidos como outdoors, backlights, frontlights e banners.


Para que serve

Um cartaz deverá ser feito por um profissional da área de publicidade. O profissional saberá definir exatamente o objetivo do cartaz. Lembre-se, você estará falando diretamente com o público no local, onde ele pode definir-se pela compra ou pela ação. Em 100% dos casos o cartaz está afixado nos locais de venda onde o produto/serviço estará exposto. Por isso o cartaz acaba tendo como objetivo estimular o cliente a se interessar pelo seu produto/serviço.


O que deve conter em um cartaz eficiente.  

Para criação e desenvolvimento de cartaz, antes de tudo você deverá estar munido de informações sobre o cliente, o produto e o público que será atingido. Para isso, você deverá elaborar um brifing, onde terá a coleta de todas as informações necessárias para a criação. Caso isso não ocorra você estará correndo um risco de ter um cartaz apenas bonito, porém nada eficiente. O cartaz na maioria dos casos hoje é utilizado como ferramenta de apoio, precisa vender. Se estiver falando direto com o publico não desperdice informações, pois ele poderá estar no momento em que irá definir a compra e um pequeno estimulo do cartaz pode ser fundamental para sua tomada de decisão.  
Por mais criativo que seu cartaz seja, citarei sete detalhes cruciais para se obter um cartaz eficiente e bonito.

1- Não deixe o titulo muito pequeno. O titulo deve conter certo destaque, onde o cliente ao passar pelo cartaz visualize rapidamente do que se trata.

2- Não utilize muito texto. Muitos querem encher o cartaz de informações, porém um cartaz não é um anúncio de revista onde o cliente está confortável ao ler. Ele deverá ser lido e entendido rapidamente, por isso coloque apenas informações básicas, aquelas que não podem deixar de constar, procurando sintetizar todo o conteúdo da idéia na imagem e no titulo. Um cartaz com imagem, produto, titulo, telefone, promoção e texto, todos com o mesmo peso. O que o consumidor irá visualizar primeiro?

3- Faça uma distribuição objetiva das coisas. Caso queira colocar o titulo com uma fonte cheia de bichinhos ou em letra de forma (fonte cursiva) tome cuidado com a legibilidade e a adequação. Poderá ficar bonito, porém será pouco funcional. Lembre-se de adequar a peça ao publico em questão, onde ele terá de entender logo do que se trata.

4- Para um cartaz promocional, de destaque ao prêmio. Destaque bem o prêmio em questão, porém não exagere, tendo alguns cuidados como, equilibre o texto para que o consumidor visualize bem do que se trata. Como disse anteriormente o importante e que o cartaz seja entendido rapidamente passando a idéia ao consumidor.
5- Desperte a vontade e o interesse. Atraia a atenção de quem olha primeiro a imagem e logo em seguida a mensagem. Distribua tudo de maneira funcional, onde o consumidor enxergue tudo ao mesmo tempo, se possível, atraia a atenção em relação ao peso de atração do conteúdo que contem o cartaz.

6- Ponto de ação. Onde irá despertar o primeiro interesse do consumidor no cartaz. Cuidado ao utilizar mais de uma imagem, pois pode perder o ponto de ação. Como diz o ditado, um é pouco, dois é bom e três é demais. Utilize apenas dois destaques, seguindo o ditado, por exemplo, destaque  a imagem e o titulo. Assim seu ponto de ação será mais eficiente.

7- Baixa verba. Caso a loja ou empresa que fará o cartaz tenha a disponibilidade de pouca verba para sua produção, a sugestão que dou é a utilização de um cartaz em preto e branco, utilizando apenas uma cor, sendo assim o custo será bem menor. Para não perder o enfoque do cartaz que só se tem uma cor, utilize a reticula. Com a reticula pode-se dar a impressão de  variações de cores, utilizando apenas uma cor. Assim, deixando o cartaz com seus objetivos de maneira elegante e barata.


Se estiver pensando em criar um cartaz para divulgar seu produto/serviço consulte estas dicas. Consulte também profissionais da área de marketing, publicidade e design. Assim você poderá atingir seus objetivos com cartazes eficientes e bonitos, dando um destaque para seu produto e passando uma boa impressão para os clientes em relação ao nome de sua empresa.

Hoje vemos muitos cartazes feitos de qualquer forma e que não atingem os objetivos da empresa. Faça uma propaganda eficiente e de qualidade!


E você leitor, como faz os seus cartazes? Este artigo te ajudou? Se estiver interado sobre o assunto comente e deixe ainda mais dicas para melhorar os cartazes.

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