quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Promoção - Saiba aumentar suas vendas.

Você sabe a importância de se realizar uma PROMOÇÃO?
     O sentido da palavra promoção para a área de vendas é utilizado como técnica para anunciar determinado produto, dando maior enfase e destaque, ou seja, se você deseja aumentar as vendas de certo produto que esta perdendo mercado, você pode utilizar a técnica da promoção.

Porém o que muitos tem duvidas é:

Qual é o momento certo para se fazer uma promoção?
     Na verdade o momento é você quem escolhe, porém as promoções costumam acompanhar a sazonalidade, ou seja, períodos do ano em que o volume de vendas aumenta e com isso há o aumento também da competitividade entre concorrentes, ai está uma boa hora para atrair os clientes com uma promoção. É importante planejar e elaborar uma estratégia, onde você poderá antecipar a demanda levando a iniciativa a dar certo.

Promoção é apenas diminuir o valor do produto, dando um maior desconto para o cliente?
     Não, a promoção é o oferecimento aos clientes de algum beneficio, podendo ser um bom desconto, oferta de prazos especiais, vale brindes, sorteios, etc. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para atrair a atenção do cliente e leva-lo a compra.

Confira seis dicas de como elaborar uma promoção.

1 - Aproveite o aniversário da sua loja/empresa, para fazer uma promoção, dê condições especiais, faça sorteios, ou use outra técnica. Já que vai utilizar essa estratégia apenas uma vez ao ano, aproveite o dia, a semana e o mês de aniversário. 

2 - Utilize o aniversário de clientes para lhes dar condições especiais em seus aniversários. Pode fazer uma promoção para os clientes cadastrados que fazem aniversário no mês por exemplo.

3 - A famosa campanha "amigo indica amigo", isso trará novos clientes e é uma ótima forma de aumentar as vendas e fidelizar clientes. Ofereça vantagens aos clientes que trouxerem seus amigos.

4 - Ofereça brindes para compra de algum produto, por exemplo, compre um perfume e ganhe um sabonete. Clientes gostam de ganhar as coisas é brindes por mais simples que sejam atraem os consumidores.

5 - Faça parcerias, converse com os fornecedores para criar estratégias promocionais conjuntas, onde todos sairão ganhando, você, o fornecedor e o consumidor. Estratégias deste tipo é muito bom para empresas iniciantes, onde podem fazer parceria com um produto já de grande prestigio no mercado que agregará valor a loja.

6 - Por último, porém de suma importância para todas as estratégias de vendas. Reúna informações de seus clientes, tenha um banco de dados com cadastros, saiba o que eles mais gostam, etc. Quanto mais informações ter melhor você vai poder definir uma estratégia. Para coletar essas informações você pode oferecer pequenos brindes, utilizar algum tipo de promoção, ou simplesmente convide-o para um café.

Bom é isso ai pessoal, ao elaborar uma promoção reúna informações e planeje, com isso terá sucesso em suas vendas. Caso queira maiores informações sobre promoção de vendas acesse a biblioteca do SEBRAE.

Para divulgar suas promoções confira os links.



Você leitor já realizou alguma promoção? Esse artigo lhe ajudou em algo? Comente aqui e conte sua experiência.


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